Telescópio Itinerante


 

O céu e as estrelas sempre despertaram o interesse do ser humano. Desde tempos imemoriais, o conhecimento sobre os astros, seu posicionamento, seus movimentos e seus nuances, foi essencial para que as sociedades primitivas obtivesse um maior controle sobre o tempo e o espaço ao seu redor.

Com o advento das lentes e dos primeiros telescópios, pudemos conhecer ainda mais o universo a nossa volta e nunca mais olhamos para o céu da mesma forma: sabemos agora o que cada ponto brilhante, cada mancha, cada rastro luminoso significam. Telescópios cada vez mais potentes surgem dia a dia e a tecnologia empregada nos permitiu enxergar os limites do universo. Porém, quem pensa que observar o céu com um telescópio é “coisa de cientista”, se engana: é uma atividade para todos, bastante didática e extremamente divertida!

Pensando nisso, o Museu DICA em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia criaram o projeto Telescópio Itinerante, para levarmos até você nossos telescópios e juntos observarmos o céu que nos cobre.

   logo 2